Processo principal

O processo principal do agente é o correspondente ao executável “Aranda.ARC.Workstation”. Quando iniciado a partir do agente, ele terá a seguinte aparência:

Windows

MacOS


Este processo é responsável pela comunicação com o servidor principal, gerenciando o banco de dados interno do agente, bem como lançando os processos dos serviços ARC que precisam ser executados.

Processo de interface do usuário

Ao entrar na interface do usuário do agente, você verá um processo “Aranda.ARC.Workstation.UI” para Windows em cada sessão conectada. O processo pertencerá a cada usuário, assim:

No caso do MacOS, o processo que será exibido é “Aranda Remote Control”


Haverá apenas um processo por sessão de usuário. Este processo é responsável por iniciar janelas, ícones, perguntas com uma interface gráfica do usuário.

Processos de serviço ARC

Controle remoto

O processo encarregado de permitir o controle remoto no Windows é o correspondente ao executável “Aranda.AVS.VNC.Application.exe”.

Dois processos serão visualizados da seguinte forma:

Para MacOS, os processos executados correspondem a “arcvnc” e serão exibidos da seguinte forma:


Serviço principal (somente Windows)

Quando o agente ARC tiver sido instalado, o seguinte serviço do Windows será exibido para o agente:

Esse serviço aponta para o executável “Aranda.ARC.Workstation.exe”

Como pode ser visto, este serviço deve ser iniciado automaticamente para permitir funcionalidades sem depender de uma sessão.

Serviços adicionais para serviços ARC (somente Windows)

Controle remoto

Quando o agente ARC tiver sido instalado, o seguinte serviço deve estar disponível para controle remoto:

Esse serviço aponta para o executável “Aranda.AVS.VNC.Application.exe”

Este serviço é iniciado pelo serviço executável “Aranda.ARC.Workstation.exe”, portanto, sua inicialização deve ser manual.

Processos de parada

Independentemente da forma como o agente foi iniciado, se o agente for interrompido corretamente, ele será responsável por interromper todos os processos e serviços iniciados durante sua operação.

Comunicação interna entre processos e serviços

Para os processos mencionados acima, é importante poder enviar e receber mensagens. Para isso, utiliza-se uma comunicação GRPC em que cada processo escuta em uma porta interna, sem configurar regras de firewall e sem acesso remoto ou externo ao computador; é uma comunicação local entre processos.

As portas mencionadas abaixo são estáticas. O agente tentará usar essas portas localmente; no entanto, caso estejam ocupados, o agente não funcionará corretamente até que as portas estejam disponíveis.

Processo principal

O processo principal do executável “Aranda.ARC.Workstation” tenta escutar na porta TCP 5050. Nesta porta, ele recebe respostas da interação com as interfaces gráficas dos processos do usuário “Aranda.ARC.Workstation.UI.exe” para Windows e do processo “Aranda Remote Control” para MacOS, bem como notificações de serviços de controle remoto e solicitações de confirmação do usuário (se habilitadas).

Processo de transferência de arquivos (somente Windows)

O processo principal do executável “Aranda.AVS.Transferfile.Service.Target.exe” tenta escutar na porta TCP 5029. Nessa porta, as respostas são recebidas da interação com a transferência de arquivos entre a estação de trabalho e o especialista.

Processo de controle remoto

O processo de controle remoto “Aranda.AVS.VNC.Application” no Windows, “arcvnc” no MacOS tenta escutar na porta TCP 9087 ao ser executado localmente na sessão de um usuário. Lá, ele recebe solicitações para iniciar uma sessão de controle remoto. Nesse caso, o agente tenta usar a porta 3478 para comunicação; é a única porta que deve ter permissão para sair para a Internet para se comunicar com o Turn Server.