A estrutura e operação do Aranda Device Management ADM é um aplicativo distribuído nos seguintes componentes:

Banco de dados (servidor na infraestrutura do cliente)
Repositório onde todas as informações do sistema são armazenadas. O banco de dados armazena informações de inventário de hardware, software e arquivos para todas as estações de trabalho.
Servidor de aplicativos
Este servidor contém a lógica de negócios, bem como os módulos Mailer, DB Manager, Conserver e Cruncher. Além disso, ele se comunica com o Console Web para exibir as informações contidas no banco de dados lá.
Preservar
O Conservador atua como um link entre os componentes do servidor de aplicativos e a LAN do cliente. Este é um serviço do Windows que deve estar localizado na rede LAN para enviar e receber mensagens dos agentes instalados em cada máquina facilita os processos de descoberta, distribuição e gerenciamento remoto. Dependendo da topologia, um Conservador deve ser instalado para cada segmento de rede.
Cruncher
Serviço instalado no servidor onde o console está instalado, é responsável por processar os inventários e salvá-los no banco de dados. Para fazer isso, ele descriptografa, descompacta e armazena os dados coletados por cada estação. Existem 2 trituradores:
Agente ADM
O agente de gerenciamento de dispositivos Aranda é o componente instalado nos dispositivos do cliente é responsável por gerar, compactar, criptografar e enviar via TCP/IP o inventário de hardware e software em cada uma das estações de trabalho; Também permite a geração de inventários e o gerenciamento seguro de comandos do servidor.
Esse componente é instalado no lado do cliente. Ele pode ser instalado localmente e/ou remotamente em cada estação de trabalho.
Repserver
Esse componente é instalado no servidor de aplicativos e é responsável por receber solicitações da rede LAN do cliente ou de computadores conectados diretamente pela Internet.
Servidor Web Repserver
Esse componente é instalado no servidor de aplicativos e contém o IIS dos Serviços de Informações da Internet e o .Net Framework, nos quais o aplicativo para o Console da Web de Administração está instalado.
Web Console
Através desta interface que o cliente, usuário ou administrador visualiza, eles poderão gerenciar e visualizar inventários de hardware e software por estação de trabalho, rastrear e controlar seus recursos de TI, executar tarefas de controle remoto.
Portal de Autogestão
Essa interface que o cliente visualiza, permite que os usuários responsáveis pelos dispositivos visualizem os projetos de distribuição de software disponíveis e realizem a instalação de forma autônoma.
Corretor MQTT
Este serviço, localizado na rede LAN do cliente, permite gerenciar e controlar as ações de mensagens enviadas ao console web em tempo real.
Facilita a comunicação com os diferentes dispositivos que estão sendo gerenciados, permite que as solicitações aos dispositivos cheguem em tempo real, para as comunicações dos dispositivos dentro da rede LAN empresarial, o serviço pode ser instalado no servidor do conservador ou outro servidor que esteja na rede LAN, é necessário abrir a porta 1884 ou 1883.
Servidor de turno
Quando dois dispositivos não conseguem estabelecer uma conexão direta entre si, é necessário um servidor Turn para facilitar a comunicação.
É um serviço do Windows instalado em uma máquina virtual, que atua como uma ponte para controle remoto entre o agente especialista e o agente da estação de trabalho. Para ativar essa funcionalidade, ambos os agentes estabelecem uma conexão com o Turn Server, que está escutando na porta 8081 ou o parametrizado para operação no Onpremises, transmitindo os dados de um agente para o outro. (Nuvem, porta de escuta definida 3478)
Agente Especialista
Ele foi projetado para permitir acesso por controle remoto, transferências de arquivos e gravações para auditorias. Cada especialista deve instalar este aplicativo na máquina onde trabalha.
Agente de estação de trabalho
Componente instalado em dispositivos Windows em arquiteturas, eles são responsáveis por receber suporte remoto. Ele pode ser localizado dentro e fora da infraestrutura do cliente.
Portos
Portas de comunicação usadas pelo Aranda Device Management (ADM) para permitir as comunicações necessárias.