Após a instalação dos sites e serviços do Aranda Virtual Support (AVS), é necessário fazer algumas configurações no site do AVS para garantir o correto funcionamento do aplicativo durante os processos de controle remoto e transferência de arquivos. Portanto, é recomendável seguir os seguintes passos:
1. Entre no site
Faça login no site do AVS com um usuário que tenha a função de Administrador Geral ou Infraestrutura. Essas funções têm as permissões necessárias para gerenciar as opções External Turn Servers, Local Turn Server e Storage. É importante observar que essas opções estão disponíveis apenas nas instalações On Premise.

2. Servidores de turno externos
A funcionalidade de transferência de arquivos AVS usa um protocolo P2P baseado em WebRTC. Quando dois dispositivos não conseguem estabelecer uma conexão direta entre si, é necessário um servidor Turn para facilitar a comunicação.
Para adicionar um servidor Turn externo no Servidores de turno externos, siga estas etapas:
A. Clique na opção Novo.
B. Preencha os campos solicitados de acordo com a tabela a seguir:
Campo | Descrição |
---|---|
Nome | Nome que você deseja atribuir à configuração, entre 6 e 50 caracteres. |
URL | Corresponde ao site do servidor STUN/TURN, por exemplo: turn:<server_public_ip>:puerto ou stun:<server_public_ip>:puerto . |
Utilizador | Nome do usuário autorizado a se conectar ao servidor STUN/TURN. |
Senha | Senha associada ao usuário que permite a conexão com o servidor STUN/TURN. |
C. Finalize clicando no botão Salvar.
⚐ Nota: Essa configuração é necessária para transferência de arquivos quando o agente especialista e o agente da estação de trabalho não estão na mesma rede, portanto, ambos os dispositivos devem ter permissão para sair para a Internet pela porta configurada.

O usuário pode registrar o número de servidores Turn externos que julgar necessários (máximo 10) para ter uma boa comunicação entre os dispositivos do especialista e a estação de trabalho através do console AVS.
Para excluir um servidor Turn externo, no Servidores de turno externos Selecione o(s) servidor(es) a serem excluídos e clique no botão Eliminar. Será confirmado que o(s) servidor(es) foi(foram) excluído(s) com sucesso.

Você pode usar o WebRTC público STUN/TURN, fazendo uma pesquisa na web “Lista de servidores STUN” você poderá listar os diferentes servidores STUN/TURN públicos disponíveis. Ao configurar servidores públicos em estações de trabalho e em computadores especializados, eles devem permitir a saída dos servidores configurados para os sites. Também é possível configurar o servidor STUN/TURN fornecido no instalador fazendo as configurações no Aranda Turn Stun WebRTC Server Windows Service. Além disso, o STUN/TURN público pode ser usado em conjunto com seus próprios servidores instalados, conforme mencionado acima.
3. Ativar servidor local
Para estabelecer a comunicação de controle remoto entre o agente especialista e o agente da estação de trabalho, use um servidor Turn local que possa retransmitir o tráfego de rede.
Para adicionar um servidor Turn local, siga estas etapas:
A. Clique na opção Servidor de turno local no menu principal.
B. Preencha o campo Anfitrião com o caminho para o servidor local, que pode ser o IP do servidor ou o DNS. O campo Porta está configurado por padrão com o valor 8081 e o SSL está inativo, se a porta for alterada ou o SSL estiver ativado, o seguinte deverá ser faça as configurações no serviço Aranda AVS Turn Server instalado no servidor.
C. Finalize clicando no botão Salvar

4. Armazenamento
Essa configuração é necessária para armazenar gravações da Entrega de Serviço de Controle Remoto e Instaladores de Agente para estações de trabalho. Os arquivos gerados são enviados para um provedor de armazenamento. O provedor pode ser de três tipos: local, remoto ou armazenamento de blobs.
Para configurar seu provedor de armazenamento, siga estas etapas:
A. Clique na opção Armazenamento no menu principal.
B. Preencha o(s) campo(s) solicitado(s) dependendo do tipo de armazenamento selecionado.
C. Finalize clicando no botão Salvar

⚐ Anotações:
- Para que as gravações sejam armazenadas corretamente, o servidor onde o site está instalado será Avs e arco/gravação Você deve ter acesso ao provedor configurado. Se você estiver usando o provedor de tipos local, o caminho deverá existir no servidor e ter as permissões correspondentes.
- Para que os instaladores sejam armazenados corretamente, o servidor em que os serviços comuns estão instalados (Trabalhador) deve ter acesso ao provedor configurado. Se você estiver usando o provedor de tipos local, o caminho deverá existir no servidor e ter as permissões correspondentes.
- Se o Trabalhador e o site do Agentes estão instalados em servidores separados, deve-se garantir que ambos possam acessar o armazenamento configurado, para que a atualização do agente seja realizada corretamente.
- Se, após a configuração, forem feitas alterações no provedor de armazenamento, é necessário mover as informações contidas no provedor anterior para o atual. Se essa ação não for executada, as atualizações do agente não serão bem-sucedidas e as gravações não estarão acessíveis nas auditorias.