O CMDB permite armazenar as informações dos elementos de configuração da infraestrutura em sua empresa (hardware e software) em um único repositório de dados, o que se refletirá em redução de custos, maior eficiência e melhoria nos níveis de serviço em relação aos seus recursos.
Pré-requisitos
- Credenciais de usuário com permissões de criação de IC
- URL de conexão do CMDB
- Mapeando campos adicionais do ADM para o CMDB. Isso é opcional, embora deva ser confirmado na tela de cada categoria, mesmo que não haja nada para mapear.
- Projeto padrão dentro do CMDB para os ICs a serem criados.
A integração do ADM com o CMDB é possível em três níveis de configuração:
- 1. Integração com Aranda V9 (Tradicional)
- 2. Novo DCM (Common Data Model) - CMDB9
- 3. Integração com Aranda V8
Configurando a conexão com o CMDB 9 (tradicional)
1. Para configurar ou modificar a integração com o Aranda V9, vá para a visualização de configuração do ADM Management Console, no Geral No menu principal, selecione o ícone Integração empresarial e o CMDB. Na visualização de informações, ative a versão de conexão CMDB correspondente (antiga ou nova).

2. Para configurar a versão 9, insira as seguintes informações: Serviço e Símbolo (consulte Configuração de token), clique no ícone Verificar conexão.
3. Se a conexão foi bem-sucedida, salve as informações clicando no botão Salvar. Se armazenado corretamente, você pode exibir uma mensagem confirmando a operação.

Conexão limpa
4. Para limpar a conexão, clique no botão Conexão limpa e você poderá ver uma mensagem solicitando a confirmação da ação.
5. Se você confirmar a ação, as informações serão excluídas e você poderá exibir uma mensagem de sucesso da operação. Limpar a conexão ADM remove todas as informações relacionadas ao CMDB, incluindo ICs sincronizados. Se uma integração for realizada, pela segunda vez, com o mesmo CMDB, os ICs podem ser duplicados.
Configuração de campos de mapeamento
Esta seção permite o mapeamento de campo entre itens ADM e itens de configuração (CIs) do CMDB.
1. Na visualização de informações do CMDB, selecione o ícone Estação.
2. A verificação e a confirmação do mapeamento de campo devem ser tratadas por cada categoria de Item de Configuração (IC), mesmo nos casos em que não existem campos adicionais e exigem mapeamento.

Essa funcionalidade permite:
- Escolha um modelo de IC para gerar sua configuração correspondente. Após selecionar um modelo de IC, serão apresentados os possíveis campos de IC para mapeamento.
- Execute o mapeamento de campos adicionais obtidos do CMDB.
- Selecione um campo do CMDB e associe-o ao campo adicional criado anteriormente.
3. Conclua o mapeamento dos campos obrigatórios, salve as informações. Se a operação foi bem-sucedida, uma mensagem de confirmação é apresentada.
⚐ Nota: Se o seu produto estiver em uma versão anterior ao ADM 9.20.0 e você atualizar para esta versão:
- Os dados do token do usuário de sincronização devem ser inseridos e a conexão deve ser salva para garantir uma sincronização correta dos ICs.
- Se o produto tiver aplicativos sincronizados no CMDB9, você terá que ressincronizá-los manualmente a partir do console ADM, esse processo pode ser feito automaticamente alternando para o novo modelo Common Data (DCM) - CMDB9.
Desativar integração com Aranda CMDB V9
Se você precisar desativar a sincronização com a integração com o Aranda CMDB V9
1. Execute o seguinte script:
INSERT INTO afw_settings
([sett_key]
,[sett_application_id]
,[sett_value]
,[sett_description]
,[sett_project_id])
VALUES
('Disable_CMDB_Sync'
,1
,'true'
,'Activa o inactiva la sincronización con CMDB'
,null)
2. Se você quiser ativar a sincronização novamente, será necessário alterar o campo sett_value para Falso
⚐ Nota: Desabilitar e habilitar a sincronização perde dados que estavam pendentes de sincronização durante o período em que a sincronização foi desabilitada.