As tarefas associadas à gestão de uma ordem de trabalho no Aranda FIELD SERVICE estão enquadradas no ciclo de vida da ordem e incluem a definição dos componentes, gestores e características do serviço, além da gestão da evolução e cumprimento da ordem.
A gestão do Aranda FIELD SERVICE AFLS é desenvolvida em quatro etapas que permitem o cumprimento de uma ordem de serviço, conforme segue:
Despachar
1. Nesta etapa, é realizada a definição, localização, agendamento e atribuição de ordens de serviço.
Exemplo: No caso de um serviço de instalação de televisão e internet com Aranda FIELD SERVICE, logo após a solicitação telefônica feita pelo cliente, inicia-se o processo de geração e envio da ordem de serviço, onde são registrados os dados do cliente (endereço, telefone, e-mail), são especificadas as características do serviço (instalação de TV HD e internet banda larga, configuração de pacotes de canal, configuração de capacidade de navegação) e a localização do serviço (localização geográfica e direção de atenção).
Uma vez definido o registro, a instalação é programada em datas e horários adequados à disponibilidade do cliente e do especialista de campo, a ordem de serviço é atribuída ao(s) especialista(s) de campo com a experiência e habilidades necessárias para o serviço solicitado e, finalmente, as peças de reposição e quantidades a serem utilizadas na instalação do serviço (fiação, fiação, antena de televisão, modem de TV, modem de internet, controle remoto, entre outros).
Atenção
2. Nesta etapa, as solicitações de serviço são atendidas em campo. O console móvel do aplicativo apresenta uma opção que permite ao especialista de campo gerenciar o ciclo de vida da ordem de serviço por meio de diferentes status: Aberto, Em Processo e Fechado.
Exemplo: Na gestão de um serviço de instalação de televisão e internet com Aranda FIELD SERVICE, a atenção da ordem de serviço começa no momento em que o especialista de campo é notificado do serviço e inclui a viagem do especialista ao local referenciado e as atividades de instalação do serviço, como verificação de fiação. instalação física da antena, configuração de pacotes de sinais de televisão e internet, ativação de serviços e atualização dos estados de atendimento da ordem de serviço.
Monitorização
3. Nesta etapa, é realizada a supervisão das atividades realizadas no processo de atendimento às ordens de serviço.
Exemplo: Na gestão de um serviço de instalação de televisão e internet com Aranda FIELD SERVICE, o monitoramento inclui atividades de acompanhamento da ordem de serviço gerada.
O monitor responsável visualizará a partir de um centro de controle, a localização dos serviços de instalação de televisão e internet atribuídos, a localização e os movimentos do especialista de campo e poderá determinar a evolução e o andamento do serviço, consultando os relatórios ou atualização de status de atendimento feitos pelo especialista de campo.
Fechamento
4. Nesta etapa, as atividades de campo são concluídas e o especialista responsável fecha a ordem de serviço atribuída.
Exemplo: Na gestão de um serviço de instalação de televisão e internet com Aranda FIELD SERVICE, o fechamento da ordem de serviço torna-se efetivo quando o processo de instalação de televisão e internet é concluído e é feita uma denúncia telefônica ao despachante, para confirmar a conformidade com o serviço.